Kanban

O sistema Kanban foi originalmente criado por Taiichi Ohno, da Toyota (“estranho” não é?) com a intenção de encontrar um sistema de melhoria que mantivesse um alto nível de produção.

O que é Kanban?

um sonho, operar exatamente no tempo de resposta, para que tudo flui de maneira correta e harmoniosa. o quadro Kanban é uma excelente ferramenta visual para tal, sendo que sua atualização é extremamente importante e deve ser feita a todo instante. agir para manter a harmonia do processo

cartões que representam o trabalho seguem um fluxo pré-estabelecido de estágios. Na medida em que o trabalho vai evoluindo, os cartões vão mudando de estágio, e sempre que um novo trabalho é identificado, um novo cartão é criado (Todo, WIP, Done).

equipes que utilizam metodologias de desenvolvimento ágil, como SCRUM, também têm enxergado bastante valor na forma como essa ferramenta pode ser associada à gestão do trabalho. o kanban é uma forma simples de gestão à vista, onde a utilização dos cartões em um quadro ou mural possibilita que as pessoas possam verificar rapidamente a situação do trabalho. Uma das principais vantagens da utilização da gestão à vista é que ela permite uma maior facilidade de assimilação das informações

O kanban implementa conceitos da Teoria das Restrições (TOC – Theory of Constraints) através de um modelo de sistema “puxado”, procurando identificar e administrar restrições que limitam a performance do sistema. Em poucas palavras, o modelo de sistema “puxado” do kanban relaciona a capacidade ao número de cartões ou tickets que podem ser colocados em circulação, através de um mecanismo de sinalização, onde cada novo trabalho só pode ser iniciado quando um cartão estiver disponível.

Implantação de ERP

O uso adequado dessa ferramenta pode trazer agilidade e organização. a transparência traz como consequência a visualização de quando estou produtivo e também de quando estou sendo improdutivo.

Identifique os Estágios de Trabalho que devo seguir para concluir um serviço. Identifique as Classes de Trabalho, como, por exemplo [boleto], [conta a pagar], [aviso], [website], [follow-up] etc. que vão ajudar a categorizar o trabalho e melhor organizar o quadro. Tente definir limites de tempo que cartões podem ficar em determinados estágios, por exemplo, um cartão não pode ficar mais que duas horas em “Hoje” se for do tipo [conta a pagar].

O fator chave de uma implantação bem sucedida de ERP é a dedicação tanto do fornecedor de ERP (meus parceiros) quanto do cliente. O envolvimento das pessoas é muito importante, desde os diretores (Patrocinador do Projeto) quando comunicam ao quadro de funcionários a notícia do lançamento do projeto de software. Obviamente os gestores e usuários-chave precisam também se dedicar, inclusive é necessário que o Gerente de Projeto (GP ou Project Manager Officer) seja funcionário da empresa cliente. Eu como implantador, nunca assumo a gerência do projeto: deve obrigatoriamente partir do cliente.

Com o quadro montado e as regras definidas, é possível avançar para a parte mais importante do kanban: a priorização do trabalho. A priorização é especialmente importante, pois mantém o foco do que realmente se deve fazer em primeiro lugar, que vai entregar valor primeiro para o cliente (condomínios, construtoras, supermercados).

Implantar um ERP

Uso do software Kanban Portable de Dmitry Ivanov. Minha página de cpautura no Campillo.mobi Vamos considerar uma caixa de entrada (virtual) única, onde anoto todas as atividades que tem pra fazer. Elas entram ali e ficam esperando pela minha decisão. Crie o hábito de anotar as coisas na minha página de captura (“caixa de entrada”) imediatamente, na mesma hora em que receber a informação ou lembra de algo importante. Anote Já, e no lugar certo. Tenha meu celular online o tempo todo comigo e de fácil acesso à página de captura. Seja consistente, anote tudo, anote a qualquer hora. Deixe sua mente livre para pensar nas coisas importantes! Se a tarefa é sua, tome uma ação imediata, antes que ela se torne urgência ou pendência. Responda, encaminhe, resolva. Se não der pra fazer já, então registre uma captura, mas tome uma ação. Deixar pra depois o que deveria ser feito agora é procrastinar e isso pode virar uma péssima mania.

descobrir qual é a força propulsora que nos motiva a perseguir um objetivo. A melhor maneira de obter sucesso é usar a força de vontade como impulso inicial e depois garantir a consistência transformando a ação em hábito. A arma contra a procrastinação: criar um novo hábito. Um hábito é formado por três elementos básicos: GATILHO, ROTINA (abrir o quadro Kanban), RECOMPENSA (um descanso de 15 minutos no sol). O que normalmente aciona o GATILHO? Por que você evita começar alguma tarefa específica ou fica arranjando distrações e outras ocupações o tempo todo? Perceba quando você está caindo nesse mesmo tipo de comportamento e anote.

Você é diretor de uma empresa de desenvolvimento de software e quer me contratar para implantar seu software de gestão? Contato sem compromisso (Curitiba e região).

Whatsapp (41) 9 9947-7668 em caso de dúvidas sobre o que é Kanban.

Diversos

Varejo Fale comigo Empresas Livros BizAgi BPM Modeler

Consultoria

Sua empresa cresceu ultimamente et você não consegue mais controlar os custos? Implemente as metodologias TCM, BPA, CRM e WPM!

Contato

Meu serviço de consultoria em Softwares de Gestão & Processos de Negócio atende as Pequenas e Médias Empresas da Região metropolitana de Curitiba, Paraná.

Telefone: (41) 3015-0705
Celular: (41) 9 9135-3323 VIVO
E-mail: Contato